Dignificar o cidadão com deficiência e incapacidade potenciando a autonomia, a qualidade de vida e a felicidade, construindo a onte entre a família e a comunidade.
A CERCIESTREMOZ será uma instituição sustentável e de referência na prestação de serviços de qualidade na sua área de abrangência, garantindo o respeito pela diferença e igualdade de oportunidades, privilegiando parcerias como forma de cumprir os seus objectivos.
Confidencialidade
Restringe o conhecimento de dados dos clientes e colaboradores às pessoas que deles necessitam para o exercício do conteúdo funcional do cargo.
Rigor
Toma decisões com base em factos e executa tarefas e registos conforme definido nos procedimentos.
Privacidade
Respeita espaços e tempos afectos à fruição dos clientes.
Integridade
Respeita os deveres e os direitos de todas as partes interessadas e as regras organizacionais de conduta.
Solidariedade
Assume a interdependência e ajuda recíproca para a garantia da qualidade dos serviços;
Responsabilidade
Age de acordo com a missão, as políticas e os requisitos do cargo e justifica as suas próprias acções.
Transparência
Comunica às partes interessadas dados relativos ao desempenho da organização na área da qualidade e na área económica.
Equidade
Trata de todos os clientes, familiares e outras partes interessadas segundo os procedimentos e, na ausência de acção prevista, actuar de acordo com o valor da resposnsabilidade.
Participação
Contribui activa e convergentemente para a melhoria do desempenho da organização.
Política de parcerias
A Cerciestremoz define, implementa e controla o seu compromisso relativo à cooperação com outras entidades, publicas ou privadas, para explorar sinergias de modo a melhorar a sustentabilidade organizacional. As parcerias devem, por isso, ser voluntárias, permitirem vantagens recíprocas e envolver a dimensão económica, humana e ambiental.
Política de responsabilidade social
A Cerciestremoz define, implemente e controla o seu compromisso relativo ao desenvolvimento da comunidade onde opera. Este compromisso abrange o domínio ambiental, económico, social e cultural e não visa obter benefícios diretos.
Política da ética
A Cerciestremoz define, implementa e controla o seu compromisso relativo a valores morais fundamentais, orientados para a prevenção de riscos desnecessários e organização das práticas que respeitem os valores da organização, bem como, a prevenção de abuso físico, mental e financeiro.
Política da participação
A Cerciestremoz define, implementa e controla o seu compromisso relativo à participação e inclusão dos seus clientes e à participação de outras entidades interessadas na melhoria dos processos da qualidade em todos os níveis da organização.
Política dos recursos humanos
A Cerciestremoz define, implementa e controla o seu compromisso relativo ao recrutamento, seleção, formação e avaliação dos colaboradores de modo a promover a melhoria da sua qualificação, do seu desempenho e a garantir igualdade de oportunidades de formação, desempenho, promoção e remuneração.
Política de Recrutamento e Seleção
Os processos de recrutamento e seleção devem permitir a procura e a escolha de colaboradores que promovam a valorização do capital humano; permitir a melhoria da qualidade dos processos e da sustentabilidade da organização: promover a igualdade de oportunidades entre os candidatos e escolher apenas com base em critérios meritocráticos e económicos, dispensando outros critérios discriminatórios e estimular a integração de pessoas afetadas por incapacidades não comprometedoras do exercício da função.
a. Os critérios de recrutamento são os seguintes: cumprir os requisitos definidos para o exercício do cargo.
b. Os critérios de seleção são os seguintes: nível de conhecimentos revelados para o grupo funcional e nível de competências revelado para o cargo.
Política da Qualificação Profissional
Os processos de gestão da formação devem estimular a melhoria da certificação escolar dos colaboradores; promover a melhoria de conhecimentos e competências dos colaboradores e adequar as capacidades dos colaboradores à execução das suas políticas e funções.
Política de Gestão de carreiras
Os processos de gestão de carreiras devem respeitar as convenções coletivas de trabalho; permitir a progressão aos membros mais qualificados para o exercício dos cargos em vacatura; adotar esquema de remuneração adequado às possibilidades da organização e ao desempenho das equipas e reter os colaboradores mais promissores e capacitados.
Política de Remuneração e Reconhecimento
A organização deve cumprir as orientações formais legais, estimular e reconhecer a implicação de colaboradores e voluntários nos objetivos estratégicos organizacionais.
Política da qualidade de vida
A Cerciestremoz define, implementa e controla o seu compromisso relativo ao seu desempenho no domínio da qualidade de vida dos clientes, incluindo higiene, saúde, segurança e conforto.
Política da confidencialidade
A Cerciestremoz define, implementa e controla o seu compromisso relativo à confidencialidade da informação dos clientes, incluindo todos os dados que se encontrem sob alguma forma de reserva, nomeadamente aqueles cuja divulgação possa prejudicar a prestação de serviços; possa ser usados na construção de imagem negativa ou estereotipada e possa causar indesejada e legitima insatisfação dos clientes e/ou seus representantes.
Política da higiene, saúde e segurança no trabalho
A Cerciestremoz define, implementa e controla o seu compromisso relativo ao seu desempenho no domínio da qualidade de vida dos colaboradores, incluindo higiene, saúde, segurança e conforto.
CAO
O Centro de Atividades Ocupacionais iniciou a sua atividade em setembro de 1995. É uma resposta Social de apoio à população com deficiência mental moderada a grave, com idade igual ou superior a 16 anos. Serve 40 clientes, todos adultos, com idades entre os....
LR
O Lar Residência, iniciou a sua atividade em 2006 e acolhe pessoas com deficiência e/ou incapacidade, que se encontram impedidas, temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar. Enquadra cidadãos de acordo com os 15 acordos estabelecidos com o ISS.
CQE
A funcionar desde 1995 a Formação Profissional (FP) promove cursos dirigidos a pessoas com necessidades especiais de formação e integração, no domínio da inserção profissional, com idade mínima de 16 anos. O Centro de Recursos (CRL) por sua vez promove ações de avaliação e orientação para a qualificação e emprego, apoio à colocação e pós-colocação.
IP
A Equipa Local de Intervenção Precoce intervém, garantindo condições de desenvolvimento às crianças até aos 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam o crescimento pessoal, social ou a sua participação nas atividades típicas para a idade, bem como das crianças com risco grave de atraso de desenvolvimento.
CRI
O Centro de Recursos para a Inclusão teve inicio em 2008 e tem como objetivo dar apoio aos alunos com necessidades educativas especiais, que estão atualmente integrados nas escolas do ensino regular.